INFLUENZA (GRIPE)


Infecção do sistema respiratório, que acomete aves e mamíferos, causada pelo vírus influenza: Myxovirus influenzae.
Este vírus possui a capacidade de mudar constantemente suas características, o que possibilita que um mesmo indivíduo tenha vários episódios de gripe durante a vida, podendo gerar as epidemias e quando acomete mais de um continente: pandemia. (30)
Descrita desde a era de Hipócrates, 2400 anos atrás, vem durante os séculos causando pandemias.
A mais famosa e letal foi a chamada Gripe Espanhola (tipo A, subtipo H1N1), que durou de 1918 a 1919, vitimando cerca de 50 a 100 milhões de pessoas, em comparação com a Gripe Suína (H1N1) de 2009 e 2010, com estimativas de 10 a 25 mil mortes por todo mundo.
Em 1990, surgiu a Gripe Aviária na Ásia (H5N1) com risco de Pandemia, mas que não se espalhou em humanos. (31)
Em 2009, inicialmente no México, Gripe Suína (H1N1) transmitida dos porcos aos humanos. Este vírus sofreu mutação e hoje é transmitido de contato inter-humano.
Os sintomas mais freqüentes são calafrio, febre, dores musculares, dor de cabeça, tosse e mal estar geral, com duração média de 7 dias. Pode se complicar com pneumonias, infecções bacterianas secundárias e morte, principalmente em crianças, idosos e gestantes, por isso, são os principais grupos de campanhas.
A época ideal para a vacinação é o Outono, antes do período de maior circulação viral (inverno).
Medidas Preventivas

    Evitar contato direto com indivíduos contaminados

    Não compartilhar talheres, copos, toalhas ou objetos de uso pessoal

    Evitar tocar olhos, nariz e boca

    Lavar a mão freqüentemente com água e sabão

    Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável

    Em caso de adoecimento procurar orientação médica

    Vacinação

A vacinação pode ser feita para qualquer pessoa acima de 6 meses, principalmente crianças, gestantes, idosos, portadores de doenças crônicas compensadas (Cardiopatias, diabetes, hipertensão, asmáticos, enfisematosos), população que trabalha em ambientes fechados (escritórios), Clínicas médicas, escolas, creches e casas de repouso.

 


Leia mais: www.gripe.org.br